quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

The Sims - Uma Crítica Social

Provavelmente muito se não todos os consumidores de games para computadores ja se arriscaram a jogar jogar The Sims, ou por ser popular ou por que jogava muito Sim City e gostaria de ver o novo game de Will Wright. Mas o fato que o motivo real de você jogar variam muito, desde que você é o jogador arquiteto que so se importa em construir a casa perfeita ou você gosta de se fazer ali para ter a "vida ideal", com a aparência, os carros, a casa, os amigos e a família que você gostaria se ter em seu ideal de mundo. Outros jogadores focam em melhorar habilidades ao extremo ou ficarem ricos e famosos, não sendo uma tarefa tão desafiadora por simplesmente ter paciência de investir longas horas colocando seus Sims para praticarem algo e acelerar o tempo até que todas suas barras de status estejam vermelhas. No final The Sims é um jogo conforme ele vai evoluindo vai almentando a infinidade de estilos e objetivos de jogo.

Ainda lembro no dia que meu Tio chegou em casa com aquela caixa dizendo: Olha so Victor o jogo novo que comprei para jogarmos. Passei acho que um mês o assistindo ele jogar com o manual em mãos para nos momentos de extrema duvida. Depois desse tempo comecei a jogar o primeiro The Sims para computador, sem expanções nem nada so o jogo puro, onde lembro so tinha aquela minúscula casa com um trabalho e a diversão ja era feita. Um certo dia meu Tio chegou com uma lista de códigos que poderíamos usar no jogo, desde a almentando nossa propriedade da casa ou dinheiro quase que infinito, foi aparti desse ponto que dinheiro deixou de ser um problema, pois usávamos até chegar o máximo de casas que podíamos com o digito 9. 

Tínhamos o melhor de tudo, casa com piscina, segundo andar, TV e computador de ultima geração e foi quando meu Tio comentou: você ja percebeu Victor que esses códigos que usamos o criador inseriu no jogo, ou seja, ele nos dar a liberdade de "roubarmos" o quanto quiser. Em primeira estancia so achei engraçado este fato, até por que os Sims estão ali sem esborçar qual quer reação de surpresa por ficarem ricos, e mesmo que tivesse não era "culpa" deles, mas foi com o tempo que me indaguei e comparei de como a realidade de um jogo que retrata o cotidiano e uma vida normal de pessoas é realmente parecida com a nossa a nossa, onde pessoas também que não julgamos más ou de mau caráter vivem assim a base de "códigos do The Sims", existem muitas pessoas ou famílias que também tem do bom e do melhor mas por meio ilícitos, podemos ter uma vida de luxo ao estilo The Sims, para so precisamos cuidar de melhorar os novos "atributos" físicos ou de mecânica. 


Implicitamente existem várias críticas sociais em todos os jogos e formas de se jogar The Sims. Sua evolução geralmente se terçava bem, tanto pelos gráficos e opções do que podíamos fazer até seus pacotes de expansão, mas sua base de The Sims original sempre estará em todos como uma grande pilastra que sustenta a serie e suas expanções. 

E mesmo sendo opcionais os pacotes de espanção tinham o que falar, como em The Sims 2 Universidade onde claro você iria para um campus universitário. Dessa vez fiz um perssonagem para testar como era essa nova expansão, ao chegar ao campus escolhi o curso de psicologia por ser que daria mais retorno nas melhoria de atributos que eu queria. Com um tempo jogando e gostando de como eles inovaram seus padrões, era como se tivessem pego o básico mudase o contexto, não era mais um casa e você teria que trabalhar dia a pôs dia e sim em estudar em um dormitório cheio de movimento de outros Sims que você não teria controle. 

Em uma das minhas vasculhadas nos detalhes do jogo me deparei na lista de matérias que meu Sim estava estudando, e uma delas era: Por que estamos aqui? E por que dessa barra azul aqui a baixo? Mesmo sendo algo que não seja nada de mais, mas foi o suficiente para "explodir" minha cabeça de pre-adolescente com as idéias de como aquilo era genial, de como eles quebraram sutilmente a Quarta Parede tendo um contado com o jogador, mostrando que os Sims não eram nossos "brinquedinhos", como se possuíssem vida realmente e ao mesmo tempo comparado a nossa sociedade onde vivemos em certa operação com uma "barrinha" imposta pelo sistema governamental e social, de como devemos agir sendo controlados.

The Sims é um jogo por mais que sua repetição de mais do mesmo não deixa de ser um jogo bom e extremamente divertido por algumas horas ou anos, com a chegada no próximo ano de The Sims 4 e a implementação de sentimentos so sistema provavelmente a gama de possibilidade seram imensa, tanto para os jogadores casuais aos mais viciados na serie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

High Scores