terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Linhas do tempo, Paradoxos e Realidades Alternativas Parte 1 - Bioshock

Olá, 

Venho trazer a vocês uma serie de teorias e pensamentos filosóficos se baseando em obras de ficção ou até mesmo estudos reais sobre múltiplas realidades e viajem do tempo e onde paradoxos acontecem criando infinitas possibilidades de realidade, tendo com grandes ou pequenas variantes.

Como base disto tudo tenho Bioshock Infinite que demonstra uma base simples mas ao mesmo tempo complexa se aprofundada, onde sendo no tempo e espaço existe constantes e variantes, assim dito pelos Irmãos Lutece. Onde por mais que a realidade distorça ou mude existe fatos imutáveis nela, essa teoria será aplicada em vários casos, em exemplos mais práticos os Luteces em Bioshock Infinite demonstra isso ao entregar a Booker uma moeda em determinado ponto da história e pede para que ele jogue, e 100% dos "teste" sempre o resultado foi cara, assim demonstrando que naquela determinada situação, espaço que se encontrava e tempo aquele fato é algo imutável por mais que se repetise infinitas vezes não iria mudar o fato da moeda dar cara.



Agora falando das variantes, pegamos o mesmo caso da moeda onde sempre dar cara, mas muitas coisas naquela situação pode ter sido alterada desde a roupa que Booker usa naquela situação até o local ou situação. Dae pegamos em uma teoria um pouco confusa que ao mesmo tempo a constante pode várias? Ja que eu disse que o tempo e espaço preciso são fatores quase necessários para que a situação seja necessária para que Booker tire cara. Mas não exatamente temos uma forma de 1+1 aqui, e essa situação poderia sair da cidade Columbia, onde passa Bioshock Infinite, para Rapture onde local e ano são distintos e mesmo assim poderíamos ter o mesmo resultado. Então o que deveria existir para que isso ainda acontecesse? Teríamos que ter o irmãos Lutece testando sua teoria de variantes e constantes com o Booker, ou no caso pessoas que sejam equivalentes.

Digo em equivalência onde um ser em um tempo e espaço seja equivalente, no caso idêntico, a outro. Irei me aprofundar nisso posteriormente, mas para melhor entendimento é como pegamos um Big Daddy em Rapture e dizemos que ele é equivalente ao SongBird em Columbi.

Então Bioshcok se auto explica em seu terceiro jogo, onde em todos os outros jogos dependendo de suas escolhas podíamos ter vários finais com pequenas alterações, assim demonstrando que uma pequena mudança em seu jeito de jogar mostrava como se você mudase toda uma realidade. Como Elizabeth disse: So é necessário ter um homem, uma mulher e um Farol. Nesse caso são constantes imutáveis, mas poderia ser qual quer homem, ou mulher ou Farol para a que os eventos similares ou idênticos aconteção. Voltando ao caso da moeda, so e necessário um homem, irmãos e uma moeda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

High Scores