quinta-feira, 27 de março de 2014

Yume Nikki - Diário dos Sonhos



Yume Nikki, traduzindo, diário dos sonhos. É um jogo surreal e independente feito em 2004 por Kikiyama. Sendo produzido com a engine do RPG Maker 2003. Apesar disto, não possui muitos elementos de RPG.

História
 Afinal, do que se trata Yume Nikki? Uma boa maneira de resumir isto é: “Você é uma garota, chamada
Madotsuki, e não pode sair de seu quarto. Tudo oque pode fazer é dormir, e viajar por seus sonhos. Neles, você deve recolher todos os 24 efeitos espalhados.”.
 Esta seria a introdução do jogo, que nem ao menos é dita ao jogador. Porém pode-se checar em seu inventário as instruções.

As únicas instruções do jogo.
 Ao iniciar o jogo, você se depara com o quarto de Madotsuki, onde poderá salvar no diário, ir na varanda ou jogar NASU (Um mini game envolvendo... Beringelas.), e finalmente, dormir para entrar nos sonhos de Madotsuki, onde é aqui que o jogo realmente “começa”.
 Após dormir, irá se deparar na varanda do quarto. Entrando, o encontrará do mesmo jeito, porém desta vez ao interagir com a porta, Madotsuki irá abri-la (Onde no mundo fora dos sonhos, ela apenas chacoalharia a cabeça e se recusaria a sair.) e se deparar com o Nexus, um lugar vazio, apenas com várias portas diferentes, que levará o jogador à vários mapas diferentes.
 Porém, devo dizer uma coisa. O jogo é mudo, ele não possui diálogo, nem mesmo uma história certa, ou seja, você terá que passar pelos mundos nos sonhos de Madotsuki, coletando os efeitos.
 O ponto de Yume Nikki é ver os sonhos da protagonista e interpreta-los ao seu modo, ou seja, ele não possui uma história certa porque é o jogador que a monta.
 Não existe muito que se possa ser dito sobre Yume Nikki, apenas que pode ser um tanto quanto cansativo para muitos, pois é um jogo de exploração, e para aqueles imaginativos, pode ser uma grande diversão.

Gráficos e Trilha Sonora
Quarto de Madotsuki
Pode-se dizer que existe uma certa inspiração sobre Earthbound, ou da série Mother para outros, em Yume Nikki. Existe até mesmo um mundo inspirado em Earthbound encontrado em Yume Nikki, chamado FC (Famicom) world, uma área em 8bits onde encontramos uma casa um tanto quanto semelhante... Apesar de esta ser a mais notável, existem vários outros mundos em Yume Nikki, que lembram vagamente locais encontrados em Mother.
 Já a trilha sonora, ela é original, e não tenho oque falar sobre a qualidade. Algumas são incríveis, servindo perfeitamente para a área, outras não são tão memoráveis, mas ainda assim muito boas. Em especial a música da tela de save é a mais bonita, tendo até mesma versões orquestradas. Deixarei o link no final da página, para que seja ouvida.

Personagens

Uboa, como visto no game.
Madotsuki é o único personagem jogável, porém no decorrer dos sonhos, encontramos vários NPCs (Non-playable character),
alguns icônicos, como o grande Uboa, Poniko, Masada, Monoe e Monoko. Porém existem vários... Peliculares. Estes sempre estarão em mapas específicos, alguns difíceis de encontrar e outros não. Não contarei nada sobre eles aqui, esta é apenas uma vista rápida no jogo, quero que avaliem estes personagens por sí mesmos. Vale lembrar que os NPCs reagem diferentes a cada efeito utilizado. Afinal, oque são os efeitos?







Efeitos
 Estes podem mudar a aparência da personagem e lhe dar uma habilidade especial. E acredite, eles são dos mais variáveis possíveis, desde tornar a personagem loira, ou em um fantasma, lhe dar uma faca, torna-la
"Poop Hair"
obesa, transforma-la num sapo, em uma mão ambulante,  uma anã, ou até mesmo uma cabeça decepada.
 Ah, não vamos esquecer que também pode transformar seu cabelo em fezes (Ainda bem que é só o penteado... Eu espero.)!

 Algumas teorias circulam ao redor de certos efeitos, um deles e o mais famoso seria o efeito da faca (Knife), que lhe possibilita atacar e ferir qualquer NPC. Alguns acreditam que este seria o indicativo de um comportamento agressivo de Madotsuki.


Considerações Finais 
 Eu realmente gostaria de escrever mais sobre Yume Nikki, porém é algo quase impossível. Pois a interpretação do jogo vai de pessoa para pessoa, do mesmo modo que este não agrada à todos os jogadores, como dito anteriormente.
 Em suma, Yume Nikki é um jogo que deve ser jogado com bastante paciência pelo fato que seus mapas podem ser grandes e bastante confusos. Contudo ele tem sua beleza própria, mesmo sem uma narrativa ou uma história já definida, o jogo continua sendo incrível.



Um comentário:

High Scores